Práticas
Práticas de governança
Nível 2 de governança na Bolsa de Valores de São Paulo (B3)
A Klabin integra o segmento que lista ações de empresas que adotam práticas diferenciadas de governança. Com a migração para o nível 2, o estatuto social da Companhia expressa que, na hipótese de mudança para o Novo Mercado, não há pagamento de prêmio ao grupo controlador.
Índice Dow Jones de Sustentabilidade
A Klabin é a única empresa brasileira do mercado de embalagens a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), nas carteiras de Índice Mundial e Índice de Mercados Emergentes.
Direito de tag along
O estatuto social da Klabin garante aos titulares de ações preferenciais o direito ao recebimento de 100% do valor da ação paga ao controlador no caso de venda da empresa.
Direitos econômicos iguais
Titulares de ações ordinárias, ações preferenciais e Units (respeitando a proporção de 5 para 1) recebem a mesma quantidade de dividendos.
Demonstrações financeiras – IRFS
As demonstrações financeiras da Companhia são consolidadas conforme as normas do International Financial Reporting Standards (IRFS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB).
Adesão ao Código Abrasca
Em 2011, a Klabin aderiu ao Código Abrasca de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas, que estabelece princípios, regras e recomendações com o objetivo de contribuir para o aprimoramento das práticas de governança corporativa.
Reuniões bimestrais
As reuniões do Conselho de Administração da Klabin ocorrem ao menos a cada dois meses para discussão de estratégias do negócio e avaliação de resultados. Sempre que necessário, o Conselho reúne-se extraordinariamente para debater temas relevantes e aprovar ações urgentes.
Assembleia-Geral e RI
É a instância máxima de decisão da Klabin como companhia de capital aberto e ações listadas na B3. A área de Relações com Investidores, por sua vez, é o principal canal de comunicação com os acionistas e potenciais acionistas.
Ise da B3
Pelo nono ano consecutivo, a Klabin integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. A nova composição da carteira reúne 34 companhias e vigorará de 3 de janeiro de 2022 até 30 de dezembro de 2022.
Avaliação do Conselho
Outro avanço nas práticas de governança é o projeto de implantação de avaliação periódica do Conselho de Administração. Em 2021, o Conselho de Administração realizou um processo de autoavaliação, além de uma avaliação externa, conduzida por uma empresa de consultoria independente. Estas avaliações incluíram verificações sobre a estrutura em que o Conselho está inserido, a dinâmica de reuniões e a interação entre os conselheiros, a estratégia, o dever de diligência, o capital humano, o monitoramento das Demonstrações Financeiras, riscos e compliance. Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), no Brasil apenas 20% das empresas possuem processo formal de avaliação de seu Conselho de Administração.
Manual do Acionista
A Klabin, no intuito de reforçar a transparência no relacionamento com os acionistas, promovendo mais clareza na prestação de contas sobre seus resultados e operações, elaborou o Manual do Acionista. O objetivo do documento é facilitar o acesso ao conteúdo das agendas da Assembleia-Geral Ordinária e da Assembleia-Geral Extraordinária em 2022 e, adicionalmente, apresentar informações relevantes sobre a Companhia, contribuindo para a tomada de decisões.
No Painel ASG, ver os indicadores GRI 102-40, 102-42, 102-43, 102-44.
Mais próxima do investidor
Nos últimos anos, o número de pessoas físicas que investem na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, cresceu consideravelmente, tendo atingido, em janeiro de 2022, a marca de 5 milhões. Essa mudança de perfil refletiu-se também na Klabin: de uma carteira com mais de 19 mil pessoas físicas na base de acionistas em dezembro de 2019, a empresa chegou a 215 mil em dezembro de 2021.
Site de Relação com Investidores
Seguindo esse movimento, com a finalidade de estar cada vez mais próxima dos investidores e conectada com eles, a Klabin reformulou, em junho de 2021, o site Relação com Investidores, que passou a contar com design arrojado e navegação intuitiva, facilitando a consulta às principais informações de interesse específico desse público, como estrutura societária da empresa, estudos, códigos, políticas, relatórios financeiros e dividendos, assim como rating e cobertura de analistas.
Klabin Invest
Nesse cenário de aumento do número de pessoas físicas que se tornaram investidores, a empresa detém um importante indicador: um em cada 17 investidores do país tem a Klabin na carteira.
O Klabin Invest foi criado em dezembro de 2020 e se consolidou ao longo de 2021. O canal tem como objetivo conectar e informar os investidores da Klabin e entusiastas do mercado financeiro. O portal reúne publicações em vídeos e podcasts sobre temas relativos à área de atuação da Companhia e, principalmente, voltados aos pilares de investimento, sustentabilidade e inovação, tratados didaticamente, com linguagem acessível.
Para saber mais, consultar as plataformas do Klabin Invest no Youtube e no Spotify.
Klabin Invest em números
+ de 500
publicações e + de 61 milhões de impactos* na audiência.
+ de 26 milhões
de pessoas acessaram** as publicações.
+ de 47 mil
interações com os conteúdos, entre “curtidas”, comentários e compartilhamentos.
*Impacto: somatório de vezes que a marca foi vista e uma publicação foi vista em todas as redes sociais analisadas (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e Spotify).
** Soma do número de pessoas que visualizaram qualquer publicação do Klabin Invest em cada rede social analisada, podendo haver sobreposição (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e Spotify).
Incentivo de Longo Prazo (ILP)
O programa, que já era oferecido aos titulares de cargos de gestão, foi estendido a todos os colaboradores, fortalecendo o comprometimento e a convergência entre os interesses dos profissionais e a estratégia de longo prazo da Companhia. Mais informações no capítulo Prosperidade para as pessoas.