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Ganhos na logística

A Companhia deu início às obras de construção do seu terminal no cais do Porto de Paranaguá. Com localização em área privilegiada, o terminal vai dar ainda mais agilidade à operação de celulose e papéis, representando um importante incremento na infraestrutura portuária do estado. 

O investimento previsto é de R$ 130 milhões, destinados à aquisição dos equipamentos e sistemas operacionais e à construção de dois quilômetros de ramais ferroviários e de um armazém de 21.860 m².
 

O terminal está entre os maiores do mundo em capacidade para uma só empresa. Foto: Klabin

Terminal ferroviário 

A Klabin começou a operar o terminal ferroviário de contêineres, situado na Unidade Puma, em Ortigueira (PR). A estrutura está entre as maiores do mundo em capacidade de transporte para uma só empresa, cuja operação está apta para o carregamento mensal de 125 mil toneladas de celulose e papel em contêineres.

O terminal diversifica a infraestrutura logística no Brasil, introduzindo o uso de outros modais, além do rodoviário, na operação de deslocamento de cargas, o que torna o processo mais simples. Também incrementa a segurança das rodovias, diminui em 25% os custos logísticos da Companhia no Paraná e evita o trânsito mensal de dois a três mil caminhões nas rodovias. Dessa forma, contribui para o cumprimento da meta dos Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), relacionada ao controle das mudanças climáticas.