RS ToolBar - Versão certa

  • Após um início de ano com algumas incertezas, ainda em meio à pandemia de Covid-19, quando as expectativas relacionadas à vacinação em massa e à retomada global da economia estavam em um horizonte de indefinições, nos mantivemos em uma trajetória ascendente. O fato é que chegamos ao fim de 2021 certos de que somos uma empresa ainda mais sólida, referência mundial em sustentabilidade, que segue em pleno e contínuo crescimento.

Registramos forte demanda dos nossos produtos nos mercados interno e externo e os melhores resultados operacionais e financeiros de nossa história. O Ebitda Ajustado, excluídos os efeitos não recorrentes, que mede a geração de caixa operacional, totalizou R$ 6,865 bilhões em 2021, 46% superior ao registrado no mesmo período de 2020, o que representa o 12º ano consecutivo de crescimento da Companhia. Resultados como esses são fruto de um modelo de negócio integrado, diversificado e flexível, combinado com eficiência operacional.

Os desafios mundiais de logística, a crise energética na China, o aumento da inflação em diversos países e a preocupação com a crise hídrica nacional são exemplos de adversidades enfrentadas pela Klabin no ano passado. Ainda assim, fizemos entregas que entraram para a história da Companhia, e a resiliência, mais uma vez, foi fator preponderante para a concretização dos nossos projetos. Tivemos o start-up bem-sucedido da Máquina de Papel 27, em agosto, na primeira etapa do Projeto Puma II. Também avançamos na oferta de soluções inovadoras, com produtos oriundos de fonte renovável, diversificados, recicláveis, biodegradáveis e em sintonia com as demandas de consumo dos nossos clientes e da sociedade, para as quais temos genuína vocação. O início de produção do Eukaliner®, primeiro kraftliner do mundo feito exclusivamente com fibras de eucalipto na MP27, ilustra a capacidade da Klabin de se reinventar, reforçando seu portfólio de produtos sustentáveis. A novidade é fruto dos estudos conduzidos pelos nossos times no Centro de Tecnologia, também responsável pelo desenvolvimento de barreiras que agregam ainda mais funcionalidades aos nossos papéis e embalagens de papel. 

O ano de 2021 foi também de decisões voltadas para o futuro. A produção de cartões pela MP28, a segunda máquina de papel do Projeto Puma II, com start-up previsto para o segundo trimestre de 2023, vai atender um mercado em crescimento no mundo e para o qual não há previsão de expansão de oferta a curto prazo. Em consonância com nossos projetos de expansão, teve início a operação do terminal ferroviário de contêineres, no Paraná, que representou importante ganho na área de logística. Vimos dobrar a nossa capacidade de escoamento de contêineres das unidades Puma e Monte Alegre até o Porto de Paranaguá. 

Resultado claro de uma história de compromisso com o desenvolvimento sustentável e do seu pioneirismo em práticas e iniciativas que beneficiam o planeta, a Klabin recebeu convite para participar da COP26 como representante das lideranças de empresas privadas na América Latina. Em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, de quem a Companhia é signatária desde 2003, lançamos a campanha ImPacto NetZero, nascida da urgência da mobilização coletiva para a mitigação das mudanças climáticas. 

Registramos outro importante marco no período, que foi a inclusão da Klabin na Triple A List do CDP com os programas Gestão da Água, Floresta e Mudanças Climáticas. A iniciativa, que analisa e reconhece os esforços de empresas do mundo todo para gerir o impacto ambiental de suas atividades, mostrou que estamos avançando no caminho certo. Essa conquista nos posiciona entre as empresas reconhecidas como líderes do processo de transição para a nova economia sustentável. Pela segunda vez consecutiva, a Klabin integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, nas categorias World – a mais robusta e importante de todas – e Emerging Markets. Mesmo com um número de empresas recorde concorrendo nesta edição, compusemos o grupo de 10% das companhias com melhor pontuação na categoria Global. Também nos destacamos pela melhor pontuação da indústria (Containers & Packaging) e obtivemos ainda avanços nos indicadores das dimensões ambiental, social e de governança corporativa.

Foi um desfecho comemorado em um ano que começou com a captação, em janeiro, de US$ 500 milhões em Sustainability Linked Bond (SLB) emitidos no mercado internacional, com prazo de dez anos e a menor taxa de juros – 3,2% ao ano – conquistada por uma empresa brasileira de classificação de riscos idêntica à nossa. O SLB é vinculado ao cumprimento de metas de sustentabilidade, que, no caso da Klabin, estão relacionadas à redução do consumo de água, ao reaproveitamento de resíduos e à reintrodução na natureza de espécies de animais nativas em extinção. Tais metas devem ser atingidas até 2025. Por essa operação, a Klabin ganhou o prêmio Bonds &; Loans Latin America & Caribbean na categoria ESG Deal of the Year, que destaca operações inovadoras e sustentáveis.

Nosso modelo de governança foi fortalecido no período, com a atuação dos três comitês de assessoramento do Conselho de Administração criados em dezembro de 2020: o Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas, o Comitê de Pessoas e o Comitê de Sustentabilidade. No primeiro semestre de 2021 lançamos o Painel ASG, plataforma que reúne nossos indicadores em um mesmo lugar, permitindo o acompanhamento da evolução do desempenho e do cumprimento da agenda Klabin 2030 (os KODS), inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em março de 2022, inserimos na plataforma a página de Finanças Sustentáveis, com os reportes de instrumentos financeiros atrelados à sustentabilidade – green bond, sustainability linked bond e revolving credit facility. Mais do que uma prestação de contas, apresentamos uma visão geral da integração ASG à estratégia de longo prazo da Companhia. Em 2021, a base de investidores da Klabin ultrapassou 200 mil pessoas físicas. Motivados por esse crescimento, aumentamos ainda mais nosso empenho em fornecer conteúdos cada vez mais claros sobre resultados financeiros, de maneira prática e acessível. Semanalmente, abastecemos de informações a plataforma Klabin Invest, por meio de vídeos e podcasts, e disponibilizamos um site de Relações com Investidores totalmente reformulado (https://ri.klabin.com.br).

Reforçando nosso compromisso com a cidadania nas comunidades em direção ao desenvolvimento local, destacaram-se, em 2021, o apoio a 15 municípios do Paraná e de Santa Catarina na construção do Plano Plurianual e o lançamento do Índice de Progresso Social (IPS) para 12 municípios paranaenses. O IPS tem sido utilizado em todo o mundo para medir e comparar progressos sociais, ajudando a direcionar investimentos tanto na área pública quanto no setor privado. Até o fim de 2022, 12 municípios catarinenses também serão avaliados pelo índice.

Entre as preocupações de uma empresa voltada para um futuro sustentável está o bem-estar das pessoas que a constroem dia após dia. Uma consulta interna demonstrou que nossos colaboradores percebem de forma considerável a evolução da Companhia em iniciativas voltadas à diversidade e, especialmente, à equidade de gênero. O mesmo levantamento revelou que a segurança do trabalho é percebida como um valor prioritário da Klabin. Trata-se de um reconhecimento significativo, pois a segurança é um dos pilares do crescimento que desejamos. Por esse motivo e para seguirmos com o nosso plano de evolução cultural, reforçamos as nossas medidas de segurança e implementamos, este ano, uma Política Corporativa de Proteção à Vida.

Nesse sentido, eu não poderia deixar de citar que ficamos consternados, em março de 2022, no período que separou o fechamento de 2021 da produção deste relatório, com o acidente de ônibus que vitimou colaboradores de uma empresa terceirizada no percurso em direção à Parada Geral de manutenção da Unidade Monte Alegre, no Paraná. Nele, 11 pessoas perderam a vida e 20 ficaram feridas. Continuamos trabalhando incansavelmente para que os processos e as atividades sejam cada vez mais seguros na Klabin.

Agradeço ao Conselho de Administração e aos nossos acionistas por acreditarem em nossa capacidade de superação; igualmente aos clientes, que nos desafiam a inovar e a trabalhar cada vez melhor. Agradeço aos nossos colaboradores, responsáveis pelos nossos resultados, às comunidades, que nos acolhem e com as quais desenvolvemos relações de parceria e incentivo, e, finalmente, a todos aqueles que integram o nosso ambiente de negócios. A confiança que nos creditam é o que nos permite investir, crescer e gerar valor para a sociedade.

Não podia encerrar esta Mensagem sem prestar uma homenagem ao Dr. Armando Klabin, que faleceu em 22 de setembro de 2021, então Presidente do Conselho de Administração da Companhia. Dr. Armando se dedicou com afinco na busca da transformação da Klabin em empresa referência mundial. Suas ações continuarão presentes em nosso cotidiano, e o seu legado será honrado por meio de nossa atuação na construção de um futuro renovável e que também possa inspirar as próximas gerações.


Cristiano Teixeira
Diretor-geral da Klabin