Saúde e segurança do trabalho
Saúde em tempos de pandemia
Novamente a flexibilidade, a agilidade e a colaboração foram postas em prática em mais um ano desafiado pela pandemia de Covid-19. Os protocolos de saúde foram mantidos, mas a preocupação com os colaboradores aumentou e não se restringiu aos cuidados em relação à disseminação do coronavírus.
Nesse cenário, foi importante o destaque dado pela Companhia à saúde mental dos colaboradores e ao equilíbrio entre vida pessoal e atuação profissional, aspectos que já vêm sendo trabalhados desde o início da pandemia no Programa Viver Bem, por meio de várias ações desenvolvidas nos pilares de Saúde Física, Saúde Mental e Saúde Social. Foram ampliadas as competências da liderança para que pudesse rapidamente pôr em prática o cuidado com a própria saúde mental e a dos seus times. O acesso à plataforma de psicoterapia online gratuita foi estendido dos colaboradores aos seus dependentes e, além disso, foram realizadas várias rodas de conversa, em que se abriram espaços de escuta, nos quais vários temas foram discutidos, inclusive o da saúde financeira. A Klabin disponibilizou todos os seus canais de apoio aos colaboradores.
Foi promovida, em formato virtual, a Semana da Saúde, do Cuidado e do Bem-Estar em todas as unidades, com oficinas e webnários ministrados por convidados e foco em autocuidado, prevenção de doenças e saúde financeira. Foram mais de 1.700 participações no evento.
Foto: Arquivo Klabin
Segurança do trabalho
A segurança é um dos alicerces necessários para o crescimento sustentável da Klabin e foi um dos aspectos reconhecidos na pesquisa interna de Termômetro de Cultura (ver Evolução cultural) como valor da Companhia. O Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) da empresa é norteado pela ISO 45000 em todas as unidades fabris e na unidade florestal. Suas diretrizes e procedimentos são voltados para a prevenção de perdas e para a melhoria contínua dos processos para preservar a vida, a saúde e a integridade física das pessoas. Esse sistema, apoiado na difusão da cultura de saúde e segurança, conta com a parceria da liderança como fator essencial para disseminar três fundamentos: compromisso visível, responsabilidade de linha e disciplina operacional.
Em 2021, foi dada continuidade ao trabalho de fortalecimento e consolidação do SGSSO, com ações voltadas para a melhoria contínua orientadas pela metodologia PDCA (Planejar, Fazer, Checar, Agir) nos padrões, modelos e diretrizes mais consistentes e aderentes ao negócio.
A Klabin centrou o foco no Requisito de Atividade Crítica (RAC) de bloqueio de energia, por entender que essa é uma das principais questões relacionadas ao histórico de ocorrências de potencial grave e fatal. Também em 2021, o projeto e posterior start-up da Máquina de Papel 27 (MP27), na Unidade Puma, representaram um grande desafio para a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e protegido para um contingente significativo de colaboradores próprios e contratados. Além disso, como a Klabin está em fase de expansão do negócio florestal, houve o pleno funcionamento das unidades de embalagens adquiridas em outubro de 2020, o que refletiu no aumento de horas-homem de exposição ao risco.
Indicadores
Mesmo diante de tantos desafios, a Companhia alcançou Taxa de Frequência Geral (TFG) de 8,23, redução de 23% em relação ao ano anterior, esse número se refere a uma redução de 21 acidentes entre os anos de 2020 e 2021, mesmo com um aumento de 12 milhões de horas de exposição ao risco para esse mesmo período. Essa taxa é calculada levando em conta o número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período. Uma redução sustentável da TFG sinaliza a consistência do trabalho da empresa para a consolidação de seu Sistema de Gestão, resultando em operações cada vez mais seguras com foco na identificação e na gestão de riscos das atividades críticas, na capacitação dos colaboradores, em investimentos tecnológicos, na melhoria contínua das ferramentas de segurança e na resolução de desvios relatados.
Outro indicador, no entanto, ainda traz inquietação à empresa. Mesmo com um trabalho incansável de cultura da segurança, investimento em iniciativas e ferramentas, houve, em 2021, duas fatalidades em suas operações. A Klabin lamenta profundamente esse fato. Ele põe a Companhia em estado de alerta, mobilizando a atenção de toda a área de operação para temas como Segurança de Processo e Bloqueio de Energias, que continuarão sendo o foco de trabalho da empresa nos próximos anos. A Companhia também segue com o seu propósito de prover ambientes de trabalho mais seguros aos colaboradores, com o menor impacto possível na vida das pessoas. O tema é tratado como meta nos KODS da Agenda Klabin 2030.
Sobre Segurança do Trabalho, ver também: Mensagem da Administração.
Pilares da Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional
Garantir a segurança e a confiabilidade de equipamentos. Melhoria e manutenção do ambiente de trabalho oferecido aos profissionais.
Melhorar continuamente a forma de tratar a segurança na rotina da empresa. Manter o olhar crítico para procedimentos de prevenção e mitigação de acidentes por meio da criação e da revisão de políticas, diretrizes e requisitos.
Destaques de 2021
Eu bloqueio acidentes
O tema Bloqueio de Energias foi abordado em uma campanha de comunicação que, voltada a diversos públicos, se estendeu durante todo o ano e atingiu o objetivo de promover a conscientização, melhorando significativamente a qualidade das conversas entre as equipes operacionais e mobilizando a contratação de metas nos negócios.
Relato de Segurança
A ferramenta é um WebApp disponível para os colaboradores próprios e contratados, que tem o objetivo de promover o protagonismo em segurança, permitindo que os próprios colaboradores intervenham em situações inseguras ou reconheçam comportamentos seguros. Em 2021, houve mais de 91 mil registros resolvidos, o que significa mais participação na identificação de riscos.
Segurança em Foco
Esta ferramenta foi reformulada e implantada e agora está disponível na galeria de aplicativos do portal Minha Klabin. Ela apoia as lideranças no exercício de observação e nas conversas para a compreensão da realidade da linha de frente. Aborda diversos temas, constituindo importante canal para o reconhecimento de práticas seguras nas operações.
EPI Fácil
O aplicativo, cuja implantação foi finalizada em todas as unidades, consiste num WebApp que garante mais autonomia para o usuário e eficiência no controle, na gestão de custo do fluxo de entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI) e no registro das fichas (atendimento a requisito legal) para 100% dos colaboradores próprios e temporários. Em 2021, teve início um projeto-piloto de máquinas de entrega de EPI (Vending Machine) nas unidades de Angatuba e Monte Alegre, com o objetivo de facilitar ainda mais a interface com os colaboradores.
Segurança na logística
Nas operações de logística, foi estruturado o Comitê de Segurança unificado, com interação e participação direta dos contratados. Também foram registrados avanços no programa KM Sustentável de Reconhecimento, com premiação dos motoristas que apresentaram melhor desempenho em segurança.
Ser líder em Segurança
Foi promovido o 2º ciclo do módulo de segurança dentro do Programa Ser Líder, em formato online, tendo como público-alvo supervisores e líderes operacionais. Atualmente, o programa está em atualização para início do próximo ciclo.
Gerenciamento de Perigos e Riscos
Em 2021, foi dada continuidade à migração da Análise de Risco Operacional (ARO) para a Gestão de Perigos e Riscos em Segurança e Saúde Ocupacional. Com a total implantação do gerenciamento de Perigos e Riscos, que é orientado pela ISO 45001:2018, a expectativa é melhorar a governança relacionada à saúde e à segurança na Companhia, minimizar perdas e tornar mais eficaz a resposta às mudanças, protegendo os colaboradores na proporção do crescimento da empresa, entre outros benefícios.
Programa de gestão de contratadas
Foi dada continuidade às melhorias no Programa de Avaliação de Desempenho das empresas contratadas, com o objetivo de sintonizar as empresas terceiras com as práticas de segurança da Klabin de forma ativa e preventiva. Os resultados já começaram a ser percebidos na redução significativa de taxas de frequência e gravidade entre as empresas contratadas.
O que ainda desafia a Klabin
A evolução da cultura da segurança na Klabin é um dos aspectos ainda considerados desafiadores. Em 2021, foi elaborado e divulgado para toda a Companhia o procedimento de cultura de segurança, visando a nortear o diagnóstico, a calibragem e os planos de ação para a evolução em cultura de segurança. Após essa revisão, feita com base nos critérios padronizados da metodologia Hearts and Minds (H&M), a Companhia entende que a sua cultura de segurança percorre uma jornada evolutiva.
Para 2022 está planejada a realização do diagnóstico de cultura de segurança das unidades adquiridas em 2020 e o follow-up dos planos de ação voltados para os direcionadores de cultura de segurança das unidades de negócio.
Próximos passos
Segurança de Processo: a partir de um diagnóstico para levantar oportunidades de melhoria em sua estrutura, a Klabin promoveu benchmarking com as principais empresas brasileiras e multinacionais que realizam as melhores práticas em Segurança de Processo e investiu em uma área exclusiva dentro da Gerência Corporativa de Segurança, que passa a atuar em 2022.
Política de Proteção à Vida: por entender que a segurança é responsabilidade de todos, a Klabin, seguindo seu plano de evolução cultural, deu início às discussões para viabilizar a implementação de uma Política Corporativa de Proteção à Vida, cujo objetivo será nutrir uma cultura justa, que zele, a um só tempo, pelo bem-estar dos colaboradores e pela estratégia do negócio, transformando as falhas em aprendizados capazes de impulsionar processos e atividades mais seguras para todos, reforçando a intolerância a comportamentos inseguros.
No Painel ASG, ver indicadores 102-7, 403-1, 403-2, 403-3, 403-7, 403-8, 403-9 e 403-10 e outros relacionados ao tem Saúde e segurança ocupacional.