Desenvolvimento local
Compromisso com o desenvolvimento local
O valor que a Klabin entrega à sociedade está representado no compromisso da Companhia com o desenvolvimento local e com a gestão da influência de suas operações nas comunidades onde possui unidades. A empresa atua para influenciar positivamente nas dinâmicas das comunidades – nas esferas social, ambiental e econômica -, respeitando a qualidade, o modo de vida e as relações locais. Nesse sentido, busca impulsionar as capacidades de planejamento e gestão pública participativa das comunidades em direção ao desenvolvimento local.
Essas são as propostas da Klabin para o tema material Desenvolvimento local e impacto nas comunidades, com as quais se compromete por meio dos KODS e com metas como os índices de aceitação das comunidades e de abrangência nos municípios dos projetos de incentivo à gestão pública participativa.
A gestão dos impactos das operações industriais e florestais é feita antes mesmo que venham a materializar-se. Sua identificação antecipada visa a evitar ou mitigar os efeitos negativos e potencializar os positivos.
As iniciativas de responsabilidade social e de relacionamento com a comunidade, detalhadas nesta seção, englobam projetos de educação e capacitação para o mercado de trabalho, agricultura familiar, gestão de resíduos sólidos e de incentivo à capacidade de planejamento da gestão pública.
Aceitação das comunidades
O alcance de, no mínimo, 80% de percepção positiva em todos os municípios onde estão instaladas as unidades da Companhia é uma das metas dos KODS. Esse monitoramento é feito por meio de uma pesquisa aplicada anualmente, cujo indicador de 80% é obtido pela média de oito dimensões: comprometimento, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, percepção de impactos, imagem, preservação ambiental, estímulo social e aos negócios.
A pesquisa teve o escopo ampliado em 2021 e além das maiores operações da Companhia no Paraná e em Santa Catarina e passou a incluir Paranaguá e Rio Negro (PR), Goiana (PE) e Angatuba (SP).
No Paraná e em Santa Catarina, os índices de aceitação ultrapassaram a meta; nas novas unidades pesquisadas, os resultados ainda não atingiram esse patamar mas estão próximos dos 80% almejados, demonstrando a reputação positiva da Klabin nas comunidades: 78,2% em Rio Negro, 78,4% em Paranaguá, 77,36% em Goiana e 74,3% em Angatuba.
80,3% e 81,7%
foram os índices de aceitação captados na pesquisa respectivamente no Paraná e em Santa Catarina.
Novos municípios
Paranaguá e Rio Negro, no Paraná, Goiana (PE) e Angatuba (SP) passaram a ser contemplados na pesquisa.
Metas
de remuneração variável da Diretoria passam a ser atreladas também ao índice de aceitação da Klabin nas comunidades (a partir de 2022).
Medidas de mitigação e engajamento
Uma das principais questões levantadas pelas comunidades, em decorrência das operações da Companhia, é a poeira gerada pelo tráfego de caminhões nas áreas florestais. O tema é monitorado pelo índice de reclamações por quilômetro rodado, que tem registrado redução nos últimos anos: 1,3 em 2021 contra 1,7 em 2020; em 2018, o indicador foi de 4,2.
Trata-se de uma melhoria ainda mais significativa quando se considera a ampliação do número de municípios influenciados pelas atividades florestais em razão do crescimento da Companhia: em 2018, eram 14 municípios, que representavam 61,14 quilômetros percorridos dentro de comunidades; em 2021, foram 39 municípios, um total de 118 quilômetros.
Os resultados mostram que as medidas de mitigação, como a umidificação das vias, o engajamento com os motoristas de caminhão que utilizam a estrada e a aplicação de tecnologias para o tratamento superficial duplo (TSD) do solo, que deixa a superfície da estrada parecida com uma via asfaltada, têm sido eficazes.
Base sólida para a expansão
A implantação de grandes projetos é precedida de avaliação da situação socioeconômica da região, com mapeamento de impactos positivos e negativos. Dessa forma, são obtidos dados para a adoção de projetos sociais, econômicos e ambientais.
No Paraná, onde a Klabin concentra operações significativas, como um terminal marítimo no Porto de Paranaguá, o Puma e o projeto de expansão Puma II, os esforços empreendidos nessa frente criam uma base sólida de conhecimento sobre o território e programas sociais ativos. Com base nisso, os programas socioeconômicos podem ser ampliados e adequados à realidade dos municípios.
Mais de R$ 30 milhões no apoio ao enfrentamento da Covid-19
Em 2021, a Klabin continuou a mobilizar recursos para auxiliar os municípios no enfrentamento da pandemia. Os investimentos nessa frente abrangeram amparo em infraestrutura, equipamentos médicos, insumos para higienização e contratação de profissionais de saúde para apoio aos municípios, entre outras ações. Entre março de 2020 e dezembro de 2021, os recursos somaram R$ 30,99 milhões e foram destinados a ajudar mais de 30 municípios, em dez estados onde a Klabin está presente. Na região dos Campos Gerais, no Paraná, a Companhia manteve participação como representante de entidades privadas no Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19, que reúne secretarias municipal e regional de Saúde, representantes do conselho municipal de saúde, de hospitais públicos e privados.
No Painel ASG, ver indicadores GRI 203-2, 413-1 e 413-2 e outros elacionados ao tema material Desenvolvimento local e impacto nas comunidades.