Aprimoramento
Governança corporativa aprimorada
A constante evolução é a marca da governança corporativa na Klabin, que oferece o suporte necessário à sua gestão rumo ao crescimento sustentável. O lançamento, em 2021, do Painel ASG, plataforma que reúne os compromissos, as metas e os principais indicadores de desempenho da Klabin, promoveu um ganho de transparência na apresentação de resultados e na prestação de contas sobre as atividades da Companhia. O novo canal dialoga com este Relatório de Sustentabilidade na divulgação das iniciativas, da gestão, do desempenho e dos desafios da Companhia no âmbito ambiental, social e de governança (ASG).
O sistema de governança da Klabin é constantemente avaliado pelo Conselho de Administração, visando ao seu aprimoramento. A Companhia possui uma Secretaria de Governança Corporativa que tem, entre suas atribuições, estabelecer procedimentos para o funcionamento dos órgãos societários da empresa, bem como organizar as pautas de assuntos a serem tratados nos órgãos sociais da Companhia.
Em sintonia com as exigências do mercado, bem como de investidores, de acionistas e de outros stakeholders, o ano de 2021 distinguiu-se pelas iniciativas de aprimoramento da governança.
Avanços na gestão acompanham crescimento da empresa
O foco no desenvolvimento de sucessores é contínuo na Klabin. Atualmente, 89% do quadro de Diretoria é composto de profissionais que fizeram carreira na Companhia e foram identificados internamente como potenciais sucessores por meio do Ciclo de Performance.
Para sustentar as rotas de crescimento da Companhia, foi promovida uma adequação na estrutura organizacional, com a consolidação de um segundo nível de Diretoria, constituído de 10 posições novas, divididas entre as áreas. Esses profissionais se reportam à Diretoria Executiva. Além de angariar ganhos para a gestão, a medida é um reconhecimento aos colaboradores e amplia a perspectiva de desenvolvimento de carreira na empresa. A seguir, sua composição.
Participação em iniciativas voluntárias
Pacto Global da ONU: iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Medidas Anticorrupção a fim de que desenvolvam ações de enfrentamento dos desafios da sociedade.
VER GLOSSÁRIOCDP: organização internacional, sem fins lucrativos, que analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo todo para gerir os impactos ambientais de suas atividades.
VER GLOSSÁRIONo Painel ASG, veja o indicador GRI 102-12.