RS ToolBar - Versão certa

Menu de Navegação

Gestão de riscos

A gestão de riscos está cada vez mais presente na pauta da Diretoria, do Conselho de Administração, do Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas, dos acionistas e dos principais stakeholders da Klabin.  A proposta de valor da Companhia para o tema, listado entre os objetivos da Agenda Klabin 2030, é manter atuação e operação responsáveis, o que implica o comprometimento de todo o time, em todos os níveis, para agir de maneira responsiva nos processos de decisão. 

A gestão de riscos na Klabin é norteada pelos seguintes princípios: 

Menu gov corp - gestao de riscos - 5 linhas/ lista bullets

Gestão de Crise

Crises podem ser classificadas como qualquer evento ou percepção negativa que possa trazer danos à Companhia. Neste sentido, a gestão de crise tem como principal objetivo o retorno da normalidade o mais rápido possível, de forma a reduzir o prejuízo por meio de etapas previamente planejadas e descritas. Dentre as ferramentas utilizadas como forma de gerenciamento de crise destacam-se: 

Menu gov corp - gestao de riscos - 2 linhas/ lista bullets

Política de Gestão de Riscos

Outro marco do avanço da governança corporativa em 2021 foi a revisão e aprovação, pelo Conselho de Administração, da Política de Gestão de Riscos da Klabin, considerando o recente processo de criação dos comitês de assessoramento do Conselho e a validação do processo de priorização dos riscos. O documento tem como princípio o alinhamento dos objetivos estratégicos e sua estrutura às melhores práticas do mercado. 

Destaques

Menu gov corporativa - gestao de riscos 1 / Blocos de cards modelsheet

Gerência de Riscos e Controles Internos

A Klabin possui uma gerência dedicada aos temas de Riscos e Controles Internos, que trabalha alinhada com a Auditoria Interna e as áreas de Segurança da Informação e Integridade, sendo responsável pela gestão de riscos, Lei Geral de Proteção de Dados, mapeamento de processos e gestão de políticas e procedimentos corporativos.

Comissão de Riscos

A Companhia possui uma Comissão de Riscos, formada por Diretores responsáveis pela avaliação e gestão de riscos, juntamente com a Gerência de Riscos e Controles Internos.

Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas

O Comitê de Auditoria e Partes Relacionadas assessora o Conselho de Administração, avaliando os mecanismos de controle das exposições dos riscos.

Classificação dos riscos

Segundo metodologia interna, os riscos da Klabin são classificados em cinco categorias: 

Menu gov corp - GESTAO de riscos / Accordion variation

Estratégicos

Riscos que afetam os objetivos estratégicos e podem ser fortemente influenciados por fatores externos, embora também estejam sujeitos a fatores internos. 

Financeiros

Eventos que possam alterar significativamente o fluxo de caixa da Companhia, bem como suas demonstrações financeiras e o acesso ao capital. 

Operacionais

Riscos relacionados à infraestrutura da Companhia (processos, pessoas e tecnologia), que afetam a eficiência da operação e da utilização dos recursos. 

Compliance, regulatórios e legais

Riscos relacionados a eventuais falhas no cumprimento da legislação, consideradas as leis aplicáveis ao setor de atuação e a legislação geral. 

Socioambientais

Riscos decorrentes de atos ou eventos que possam resultar em efeitos negativos ao meio ambiente e à sociedade, com impacto na vida de povos e comunidades nativas e na proteção da saúde humana, de propriedades culturais e da biodiversidade. 

Avaliação dos riscos

A avaliação dos riscos é feita conforme seu nível de criticidade, definido com base em dois aspectos: impacto e vulnerabilidade. Os níveis de cada risco são estabelecidos segundo critérios objetivos, padronizados e validados internamente. As formas de lidar com as situações de risco poderão ser as seguintes: reduzir, transferir e/ou compartilhar, reter ou aceitar ou explorar. 

Para assegurar que os riscos inerentes às atividades da Companhia sejam identificados, avaliados, tratados, monitorados e comunicados, tanto no âmbito estratégico quanto no operacional, a gestão de riscos segue as etapas descritas a seguir:

Mais informações sobre riscos cibernéticos em Tecnologia e segurança da informação.

Ver, na Política de Gestão de Riscos da Klabin, dados sobre a governança da empresa e outras informações relacionadas ao tema.

No Painel ASG, ver os indicadores GRI 102-11, 102-15, 102-19, 102-20, 102-30.