Investimento social
Plataforma de investimento social
Os programas sociais implementados ou apoiados pela Klabin estão em consonância com a sua plataforma de investimento social, voltada para quatro pilares de atuação: desenvolvimento local, cidadania, educação ambiental e cultura. A seguir, destaques das principais iniciativas em cada uma das frentes. Ver aqui todos os programas.
Desenvolvimento local
Para impulsionar as capacidades de planejamento e gestão pública participativa das comunidades, a Klabin investiu no auxílio às capacidades de planejamentos das prefeituras, por meio do fornecimento de consultoria especializada para apoio na elaboração dos Planos Plurianuais (PPAs) dos municípios prioritários, que são os seguintes: Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Curiúva, Reserva, Sapopema, Tibagi, Rio Negro e Paranaguá, no Paraná, e Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto, em Santa Catarina. As áreas são consideradas prioritárias pela Companhia, respondendo por 100% da meta estabelecida nos KODS. Para o planejamento, os municípios paranaenses se valeram do Índice de Progresso Social, lançado em 2021, cuja construção contou com o apoio da Klabin. A seguir, os principais avanços dessas iniciativas e dos programas Matas Sociais e Apicultura e Meliponicultura.
Central de Cooperativas da Agricultura Familiar
Em 2021, a Klabin apoiou a criação da Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro-Norte do Paraná, formada por cinco cooperativas parceiras do programa Matas Sociais e quase 900 associados, de 34 municípios paranaenses.
Sediada em Telêmaco Borba, a central foi criada com o propósito de unir forças para a produção e comercialização de alimentos, em busca de novos mercados, preços competitivos, troca de experiências e otimização de serviços. A gestão é compartilhada entre as cooperativas, que tomam decisões para ampliar a presença dos produtores locais no mercado.
Klabin Semeando Educação
Criado para contribuir para a melhoria dos resultados de índices oficiais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o ODS 4 – Educação com Qualidade, o programa Klabin Semeando Educação atua na formação continuada de professores de educação básica em língua portuguesa e matemática e também apoia o fortalecimento da gestão escolar, beneficiando a rede pública municipal.
Em 2021, a iniciativa já havia estendido o âmbito de suas atividades para 14 municípios do Paraná, Santa Catarina e Pernambuco, abrangendo mais de 200 escolas públicas municipais, 1.218 profissionais da educação (327 gestores e 891 professores) e cerca de 22 mil alunos da rede municipal de ensino. Para 2022 há perspectiva de crescimento para outras localidades.
Formados e com estágio garantido
Em dezembro de 2021, 34 formandos dos cursos de Operações de Máquinas Florestais e Manutenção de Máquinas Pesadas do Centro Estadual de Educação Profissional e Agrícola de Ortigueira receberam seu diploma. A instituição – única escola técnica de mecânica e operações de máquinas florestais da América Latina – é resultado de um projeto da Klabin, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado do Paraná e Prefeitura de Ortigueira, com o objetivo de tornar-se referência na formação de profissionais dessas áreas. Todos os formandos foram admitidos no Programa de Estágio da Klabin.
Klabin Ambiental
Essa frente de investimento social reúne programas de educação ambiental, como o Klabin Caiubi, que completou 20 anos em 2021, e iniciativas de promoção da economia circular, como o Programa de Resíduos Sólidos e o Território 100% Circular.
Klabin Caiubi
Criado em 2001, com o objetivo de capacitar professores para disseminar conceitos de preservação ambiental, o programa contempla os estados do Paraná, de Santa Catarina e da Bahia. Marcando seus 20 anos de existência, em 2021 o Caiubi ganhou um site próprio (https://caiubi.klabin.com.br) com informações sobre suas atividades, agenda e resultados.
Impulsionado pela agenda das mudanças climáticas da Companhia, foi lançado em 2021 o programa Klabin Caiubi pelo Clima, inicialmente voltado para escolas dos municípios paranaenses de Telêmaco Borba, Imbaú e Ortigueira, com o propósito de orientar e fomentar nas instituições a medição das emissões de gases de efeito estufa (GEE). Para isso, foram promovidas apresentações e visitas às escolas e, em 2022, teve início a Jornada de Aprendizagem em Clima, com treinamentos para a elaboração de um inventário das emissões de GEE.
Programa de Resíduos Sólidos
A iniciativa, que existe desde 2012 e é conduzida em parceria com o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi em seis municípios do Paraná, teve o escopo ampliado em 2021, quando agregou o Programa ViraSer, da consultoria Gaia Social. Com foco nos profissionais de reciclagem, o novo programa visa a proporcionar o desenvolvimento das lideranças e a eficiência produtiva de cooperativas e associações, além de fomentar a educação ambiental e a comercialização mais justa, estimulando as vendas e o aumento da renda dos trabalhadores.
-
165 profissionais de reciclagem foram beneficiados com o Programa ViraSer.
-
63% foi o aumento da renda mensal dos profissionais com a iniciativa durante o ano de 2021.
-
Maior produtividade atrelada a melhores condições de saúde e segurança nas atividades.
-
Mais de R$ 3 milhões foi a receita bruta das cinco cooperativas atendidas pelo programa em 2021.
-
2.387 toneladas de materiais recicláveis foram recuperadas em 2021, o que representa um aumento de 54% em relação ao volume registrado no ano de 2020.
Território 100% circular
Em parceria com a rede de inovação Hub Incríveis e com o Grupo Heineken, a Klabin deu início a um projeto para transformar o município de Telêmaco Borba no primeiro território 100% circular do Brasil. Nesse modelo de gestão, a maior parte das embalagens de papel, vidro, alumínio, metal e plástico é transformada, reaproveitada e reciclada em vez de ser enviada para aterros sanitários. Além de beneficiar o meio ambiente, a iniciativa cria oportunidades de trabalho e fortalece a economia local.
Na primeira fase do projeto, em 2021, foi realizado um diagnóstico detalhado, que mostrou que o município recicla, ao ano, apenas 12% das embalagens. Com base nesse cenário, foram mapeados os principais problemas e desafios da gestão de resíduos no território e indicados caminhos e oportunidades para elevar ao máximo esse potencial. Graças ao avanço das ações da prefeitura e do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, fortalecido em 2021 com o Programa ViraSer, o município foi escolhido como piloto do projeto.
Em fevereiro de 2022, foi aberta uma Chamada Pública com o intuito de atrair empresas, startups, ONGs, redes de cooperação, consórcios municipais e instituições de ensino e pesquisa para propor soluções que propiciem a circularidade das embalagens.
O município de Telêmaco Borba foi escolhido como piloto do projeto.