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O melhor desempenho econômico da história da Klabin

Em um ano marcado por incertezas, por aumentos de custos e pela volatilidade dos mercados globais, a Klabin conseguiu vencer os desafios e alcançar os melhores resultados operacionais e financeiros dos seus 123 anos de história.

São 12 anos consecutivos de crescimento do Ebitda Ajustado, que comprovam que a flexibilidade comercial, a eficiência operacional e a agilidade para atender às demandas dos mercados interno e externo, aliadas a um portfólio diversificado de produtos, configuram um modelo de negócio privilegiado.

Em 2021, a Companhia experimentou alta demanda por seus produtos, em especial no mercado de papéis para embalagens. Além de serem muito utilizados nos itens de primeira necessidade, como produtos de limpeza ou artigos de higiene e de alimentação, são essenciais no e-commerce. 

O volume de vendas foi de 3,8 milhões de toneladas, representando um aumento de 6% em relação a 2020, reflexo, principalmente, do volume incremental das fábricas de embalagens de papelão ondulado da International Paper e da primeira máquina de papel do Projeto Puma II, a Máquina de Papel 27, mais conhecida como MP27.

Apesar de 2021 ter sido marcado pela alta dos custos, afetados pela crescente inflação e pela alta das commodities, a empresa soube adaptar os preços e aproveitar o influxo positivo do câmbio desvalorizado nas receitas. Nessas condições, foi possível não somente manter como também aumentar a margem Ebitda, que, excluídos os efeitos não recorrentes, subiu de 39% em 2020 para 42% em 2021. 

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R$ 16,481 bilhões

Receita líquida (38% a mais que em 2020).

R$ 6,865 bilhões

Ebitda Ajustado excluídos os efeitos não recorrentes (46% mais que em 2020).

3,8 milhões

de toneladas foi o volume de vendas, 6% acima do registrado em 2020.

Ver no Painel ASG os indicadores GRI 102-7, 201-1 e outros relacionados ao tema material Desempenho econômico.

Resultados por unidade de negócio

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Florestal

Em 2021, a Klabin movimentou aproximadamente 14 milhões de toneladas de toras e cavacos de pínus e eucalipto, além de biomassa para geração de energia, suprindo a demanda interna para a fabricação de celulose e papel e fornecendo matéria-prima para serrarias e laminadoras de madeira. Apesar do direcionamento de madeira para o maior consumo interno nas operações, em 2021 o volume de vendas foi de 2,6 milhões de toneladas, crescimento de 73% em comparação com o ano anterior, quando foram vendidas 1,5 milhão de toneladas. A receita líquida apurada foi de R$ 275 milhões. 

No ano, foram plantados mais de 27,9 mil hectares de pínus e eucalipto em terras próprias, arrendadas, copropriedades e áreas de fomento em municípios das áreas de abrangência das unidades Puma e Monte Alegre (PR), Otacílio Costa (SC) e Angatuba (SP).

Celulose

O ano de 2021 teve início com forte movimento de recuperação. Essa retomada ocorreu em todos os mercados, porém com diferentes comportamentos ao longo do ano, permitindo aumentos consecutivos de preços durante o primeiro semestre. No que diz respeito à operação, a Unidade de Negócio Celulose produziu 1,66 milhão de toneladas, 7% acima do volume do ano anterior e novamente acima da capacidade nominal da unidade.

No ano, o aumento no volume de vendas de celulose foi de 1% na comparação com o mesmo período de 2020, atingindo 1,55 milhão de toneladas de celulose branqueada, sendo 1,12 milhão de toneladas de celulose de fibra curta e 431 mil toneladas de celulose de fibra longa/fluff. A receita líquida do segmento de celulose fechou 2021 em R$ 5,8 bilhões, crescimento de 49% na comparação com o ano anterior. 

Papéis

Em 2021, as mudanças já em curso e aceleradas pela pandemia, como a busca de produtos mais sustentáveis por parte de clientes e consumidores, a substituição das embalagens plásticas pelas de papel e a maior representatividade do e-commerce nas vendas, ficaram mais evidentes, refletidas na intensa demanda de papéis e na forte retomada de preços ao longo do ano. 

Um dos destaques do ano foi o começo da operação da MP27, com capacidade produtiva de 450 mil toneladas anuais. A máquina integra o projeto de expansão da Companhia, conhecido como Puma II, e deu início à produção do Eukaliner®, o primeiro papel kraftliner do mundo feito inteiramente com fibras de eucalipto. 

No ano, a produção foi de 99 mil toneladas, com maior concentração no último trimestre. Parte dessa produção foi direcionada para a conversão nas unidades de embalagens da Companhia e parte foi destinada a vendas para clientes no mercado externo, conforme contratos previamente estabelecidos.

Ainda no Projeto Puma II, será realizada a instalação de uma máquina de papel-cartão, a MP28. Sua construção havia atingido 14% de execução ao fim de 2021. Com capacidade produtiva de 460 mil toneladas por ano, a MP28 tem início de operação previsto para o segundo trimestre de 2023, dando sequência à expansão da Klabin. 

No mercado de kraftliner, a demanda manteve-se intensa e, no decorrer do ano, o volume de vendas da Klabin ficou em 407 mil toneladas, 6% inferior ao volume de 2020. A redução é explicada pelo maior nível de conversão interna de papéis em embalagens com a incorporação dos ativos de embalagens da International Paper (IP) no Brasil. Assim, a receita líquida foi de R$ 1,63 bilhão em 2021, crescimento de 36%, refletindo as melhores condições de preços e a depreciação do real em relação ao dólar.

Embalagens

O posicionamento estratégico da Klabin no mercado de embalagens, especialmente ligado a bens de primeira necessidade, foi reforçado pelo aumento de sua participação no mercado brasileiro, após a aquisição dos ativos da IP no Brasil. 

Dessa forma, as unidades de conversão da Klabin operaram em capacidade plena durante a maior parte de 2021 visando a atender à intensa procura do mercado. Nesse contexto, o volume de vendas de embalagens de papelão ondulado atingiu 948 mil toneladas, aumento de 31% em relação a 2020 e de 5,7%, quando desconsiderado o volume adicional da IP. 

A receita líquida, por sua vez, foi de R$ 4,66 bilhões, alta de 73% em relação ao ano anterior, com incremento líquido de R$ 994 milhões advindos das novas unidades. 

O negócio de sacos industriais continua operando em sua capacidade máxima, tendo em vista o cenário de alta na demanda de embalagens para a construção civil e para outros usos, tanto no mercado interno quanto no internacional. Na comparação anual, a receita líquida cresceu 17%, graças principalmente ao mix de vendas e aos repasses de preços que visaram a compensar a inflação e o aumento de custos.

A estratégia da Klabin para o e-commerce

Atenta ao crescimento do e-commerce nos últimos anos, a Klabin mantém, desde 2019, uma plataforma que estrutura a sua frente de atendimento a esse mercado, impulsionado pelas mudanças de comportamento de consumo provocadas pela pandemia. 

Por meio do Klabin ForYou, a Companhia oferece soluções inovadoras e sustentáveis em embalagens de papelão ondulado e sack kraft para atender desde o consumidor final até as grandes empresas, além dos pequenos negócios e dos micronegócios. Para estes dois últimos, são disponibilizadas também soluções personalizadas em papel, com processo de compra simplificado e em baixa quantidade. Nesse canal de vendas, são oferecidas embalagens para diferentes finalidades, além de acessórios para embalagens e itens de papelaria ou mesmo soluções criativas, como uma casinha para pets, tudo feito de papelão e papel da Klabin.

A Klabin viu aumentar em mais de 100% as vendas de embalagens para o comércio on-line durante a pandemia. Em 2021, foi registrado crescimento de 81% no número de acessos à plataforma, chegando a mais de 620 mil pessoas. No período, a empresa manteve o foco na diversificação do portfólio do site para oferecer mais soluções em embalagens de papel e uma jornada mais completa ao cliente, o que resultou em aumento de 80% na quantidade de produtos disponíveis, totalizando mais de 750 itens.

Selo #eureciclo

Em julho de 2021, as embalagens comercializadas no Klabin ForYou passaram a ter um novo atributo de sustentabilidade: o selo “eureciclo”, que atesta o engajamento na reciclagem por meio da certificação da logística reversa dos itens, agregando ainda mais valor à estratégia de e-commerce da empresa.

Na prática, o selo certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo por meio de uma plataforma que rastreia as notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem parceiros da iniciativa. A adoção do selo também contribui para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que tem a meta de fazer a reciclagem de, no mínimo, 22% das embalagens comercializadas pelas empresas. O selo é uma garantia de que as marcas que o carregam destinam recursos, num sistema de compensação ambiental, para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem. 

Títulos sustentáveis

Eco sustentável/ resultados - Títulos sustentáveis

Força-Tarefa de CFOs: grupo de diretores financeiros de 60 empresas que integram o movimento do Pacto Global da ONU. O grupo se comprometeu a investir, nos próximos cinco anos, mais de US$ 500 bilhões nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), para promover um trabalho coletivo de maior integração desses ODS tanto dentro das suas próprias organizações quanto fora delas, buscando atrair novos parceiros para a iniciativa.

VER GLOSSÁRIO

As empresas parceiras da iniciativa se comprometem com os quatro princípios do CFO Principles on Integrated SDG Investments and Finance, que integra finanças corporativas, investimentos e estratégia para os ODS, além de medir e reportar seu impacto. 

Como parte dessa estratégia de finanças sustentáveis, em janeiro de 2021, a empresa emitiu títulos da dívida (bonds) vinculados a metas de sustentabilidade, os chamados sustainability linked bonds (SLB). 

A operação, no valor de US$ 500 milhões, tem prazo de vencimento de dez anos e a menor taxa de juros (3,2% ao ano) conquistada por uma empresa brasileira de classificação de risco de crédito igual à da Klabin.   

A Companhia tem histórico de emissão de green bonds desde 2017, quando efetivou a primeira, com vencimento em dez anos e, em 2019, a segunda, ambas no valor de US$ 500 milhões cada. Em 2020, a Klabin reabriu os títulos verdes, para uma captação adicional de US$ 200 milhões, com vencimento em 2049. Informações detalhadas sobre esses títulos estão disponíveis na página de Finanças Sustentáveis, no Painel ASG.  

Somam-se à emissão dos bonds a contratação recente da revolving credit facility (RCF), linha de crédito rotativo no valor de US$ 500 milhões, com vencimento em outubro de 2026 e custo atrelado à meta de sustentabilidade. Com isso, a Companhia comprometeu-se a atingir três metas ASG até 2025:

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Mais informações em Finanças Sustentáveis, recém-lançada página do Painel ASG.

Plantações de eucaliptos e preservação de mata nativa. Telêmaco Borba (PR). Foto: Eduardo Knapp.

Reintrodução de espécies ameaçadas localmente extintas

Na meta do SLB relacionada à biodiversidade, destaca-se o trabalho de reintrodução da jacutinga (Aburria jacutinga) que vem sendo realizado no Parque Ecológico da Klabin, no Paraná. A ave, comprovadamente extinta no interior do Estado e em algumas regiões do Brasil onde era encontrada originalmente, como no sul da Bahia, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, presta o serviço de ser grande dispersora de sementes, contribuindo para a restauração de florestas. Depois da conclusão da reforma dos recintos de ambientação no Parque em 2020 e de todas as autorizações e licenças obtidas em 2021, o primeiro grupo de aves, contendo dez indivíduos, foram soltos à natureza em março de 2022. Em paralelo, foi realizado o acompanhamento de dois indivíduos nascidos no Parque dentro do programa de reprodução de espécies ameaçadas de extinção, aves essas que também serão reintroduzidas após o processo de adaptação e aclimatação ao ambiente