RS ToolBar - Versão certa

Menu de Navegação

Investimentos

Em 2021, a Klabin anunciou investimentos de R$ 342 milhões a serem alocados em projetos especiais e expansões até o final de 2022. O segmento de embalagens, um dos principais responsáveis por impulsionar os resultados da empresa nos últimos anos, receberá a maior parte do aporte, um total de R$ 251 milhões, que serão empregados em iniciativas voltadas para a ampliação da capacidade de conversão de papéis em embalagens.   

Está prevista entre os investimentos a aquisição de novas impressoras, uma das quais digital, e de equipamentos de conversão, que serão instalados nas unidades localizadas nos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Os novos equipamentos, que devem entrar em operação em meados de 2022, são pioneiros no mercado. Com capacidade de impressão em alta definição, atendem às necessidades específicas de setores que vêm crescendo, como o de frutas, o de cosméticos, o de bebidas, o de alimentos, o de eletrodomésticos e o de eletrônicos, além do e-commerce, que exigem impressão sofisticada.

Menu eco sustentavel - investimentos PUMA 2/ Revelar texto

Avanços no Puma II

Avanços no Puma II

Esses investimentos somam-se ao maior projeto de crescimento da empresa, o Projeto Puma II, que, em agosto de 2021, inaugurou uma etapa importante, com o início da operação da Máquina de Papel 27. Com capacidade para produzir 450 mil toneladas anuais, a MP27 abastece o mercado com os papéis comercializados sob a marca Eukaliner®, primeiro papel kraftliner do mundo feito integralmente a partir de fibras de eucalipto.


A segunda máquina (MP28), que deve entrar em operação no segundo trimestre de 2023, vai produzir papel-cartão. Tem capacidade anual de produção de 460 mil toneladas.

Máquina de Papel 27 começou a operar em agosto de 2021. Foto: Klabin

Gestão da dívida

O aumento do Ebitda em relação ao ano anterior e a sólida geração de caixa ao longo do ano contribuíram para a desalavancagem da Companhia, mesmo durante o ciclo de investimentos do Puma II. Ao final, no quarto trimestre de 2021, houve redução da relação dívida líquida/Ebitda, medida em dólares, de modo a melhor refletir o perfil de endividamento da Klabin, para 2,9 vezes; ao final do mesmo período de 2020, a empresa tinha alavancagem de 4 vezes.