Múltiplos usos da madeira
Múltiplos usos da madeira
Crude Tall Oil (CTO)/ Tall oil: crude tall il ou somente tall oil é um óleo vegetal bruto (cru) – não refinado – produzido após a acidulação do sabão de licor negro (extrativo do pínus) presente no processo de recuperação química das indústrias de papel e celulose. Por ser um óleo de base florestal renovável, esse ingrediente pode substituir outras bases petrolíferas, tornando suas aplicações mais sustentáveis.
VER GLOSSÁRIOBio-óleo: é um líquido negro obtido por meio do processo de pirólise, no qual a biomassa é submetida a altas temperaturas em um ambiente isolado com pouco ou nenhum oxigênio. É utilizado principalmente como combustível para o aquecimento e a geração de energia elétrica.
VER GLOSSÁRIONo Painel ASG, ver indicadores relacionados ao tema material Usos múltiplos da madeira.
Avanços no desenvolvimento de barreiras
A busca de barreiras naturais e biodegradáveis – à água, à gordura, ao vapor e ao oxigênio, por exemplo – representa uma das principais frentes de pesquisa na Klabin e agrega ainda mais funcionalidades aos papéis e às embalagens de papel. O papel apresenta características como resistência mecânica e qualidade de superfície, e o desenvolvimento de barreiras funcionais amplia o uso de um material sustentável, em consonância com as crescentes exigências do mercado e da sociedade.
Em 2021, foram realizados, na Unidade Monte Alegre, diversos testes de aplicação de barreira em papel-cartão, reforçando oportunidades de ampliação do portfólio da empresa, com base na planta-piloto de celulose microfibrilada (MFC). Também foram feitos testes industriais para o desenvolvimento de novos papéis e cartões, com propriedades diferenciadas das que são oferecidas atualmente no mercado.
Destaques em novos produtos
Foco do cliente
Economia circular: conceito que associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais, que deixam de ser somente explorados e/ou descartados e passam a ser reaproveitados em um novo ciclo. Assim, tudo o que é extraído da natureza é reintegrado ao ecossistema sem geração de passivo.
VER GLOSSÁRIOTecnologias de baixo carbono: consistem em processos, equipamentos, sistemas e recursos que têm como objetivo reduzir a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2).
VER GLOSSÁRIOEm 2021, a Companhia consolidou os processos e a metodologia da área de novos negócios e novos produtos. Com base em estudos de imersão sobre os problemas dos clientes em relação à embalagem ideal para o seu produto, foram estipulados desafios a curto, médio e longo prazo e desenvolvidas soluções afinadas com as suas necessidades e capazes de os diferenciarem no mercado.
A entrega envolve não apenas o protótipo como também o conceito do produto, sempre aplicável ao mercado, e tudo o que há por trás da embalagem (balanço de CO2 e biodegradabilidade, entre outros atributos). Depois do protótipo, são realizados testes industriais e, então, é avaliada a aceitação da embalagem no mercado – com foco no cliente do cliente da Klabin.
Centro de Tecnologia de Embalagem
Reforçando sua parceria com os clientes por meio de processos de cocriação de produtos, a Companhia investiu na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem, um centro de experiências localizado na Unidade Jundiaí Tijuco Preto (SP). O local, aberto a todas as áreas da Klabin, possui sala de cocriação, sala de videoconferência, equipamentos para desenvolvimento de protótipos e showroom de produtos. A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2022.
Packaging is cool
Sob o título de Packaging is cool – em alusão ao movimento em prol da substituição do plástico de uso único pelo papel nas embalagens – promovemos um programa com o envolvimento de diversas áreas da Klabin e dos clientes com o intuito de desenvolver soluções inovadoras em mais um processo de cocriação. Em 2021, foram realizadas 16 edições do Packaging is cool, todas virtuais.
Embalagens originadas da cocriação
A nova embalagem do Vedacit, aditivo impermeabilizante para concreto e argamassa, desenvolvida ao longo de 2021 e lançada em janeiro de 2022, reduz substancialmente a quantidade de material plástico e agrega atributos de sustentabilidade, como a diminuição das emissões de CO2, da geração de resíduos e do consumo de energia na produção. Feita em papelão ondulado, apresenta resistência para empilhamento; o suporte de alças facilita o transporte.
Outro produto de cocriação é a embalagem reciclável e biodegradável desenvolvida em papelão ondulado exclusivamente para a Tibii, empresa de nutrição animal, ganhou impressão em braile. A tecnologia, pioneira para esse tipo de impressão, foi desenvolvida pela Klabin, com validação da Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara).
Mais informações em Reconhecimentos e Prêmios.