Desenvolvimento do capital humano
Desenvolvimento de capital humano
Um dos impulsionadores da cultura organizacional é a Escola de Negócios Klabin (ENK), que tem como propósito desenvolver experiências de aprendizagem acessíveis, relevantes e inovadoras para os colaboradores, favorecendo o autodesenvolvimento e a excelência na atuação, a fim de impulsionar a estratégia do negócio.
Os treinamentos são construídos de forma a atender às necessidades do negócio, orientar no desenvolvimento de carreira e apoiar a gestão de conhecimento na empresa. O Portal ENK, plataforma de ensino a distância, reúne cursos, vídeos, artigos, seminários, posts, trilhas de conhecimento e enquetes, com conteúdo produzido por especialistas e instituições renomadas. Programas específicos são elaborados ou adaptados para times operacionais e comerciais da Klabin.
Portal ENK somou 9.000 colaboradores treinados em 2021.
+ de 16 mil
usuários no Portal ENK, em todas as unidades.
+ de 113 mil
horas de navegação e mais de 200 cursos lançados em 2021.
Cerca de 120 mil
cursos e vídeos concluídos em 2021.
Jornada da Liderança
Em 2021, a Jornada da Liderança – trilha que integra a ENK, voltada à preparação dos líderes para os desafios atuais e futuros da Companhia – foi fortalecida com a inclusão de novas pautas de discussão. Foram trabalhados temas relacionados a negócios, gestão de pessoas, segurança e saúde emocional. O tema Estratégia de Negócio foi desenvolvido a partir do Rumos Digital, que tem como objetivo viabilizar a compreensão do modelo integrado de negócios da Klabin, a visão mercadológica e perspectivas de futuro. A abordagem escolhida foi um business game com simulações por meio de inteligência artificial.
Além da Convenção de Gerentes, que é realizada desde 2017, foi promovida a primeira edição online da Convenção de Coordenadores e Especialistas, com o objetivo de integração e alinhamento à estratégia e o posicionamento da Klabin para o futuro, tornando-os influenciadores dos times para alcance dos objetivos do negócio.
Também foi lançada no período a 1ª Semana da Carreira, ação que tinha por finalidade tornar claros os papéis e responsabilidades do líder, do colaborador e da organização, além de reforçar o protagonismo dos colaboradores na gestão da própria carreira e de incentivar o autodesenvolvimento para que estejam sempre preparados para novos desafios. Foram oferecidas seis ações, lideradas por palestrantes renomados do mercado e por multiplicadores internos, com participação de cerca de 2.500 colaboradores e índice de 94% de satisfação.
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Mais de 2.400 horas foram dedicadas à capacitação da Jornada da Liderança.
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490 gestores foram treinados.
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Cerca de 2.500 colaboradores participaram da 1ª Semana da Carreira.
Ciclo de performance
Durante o ciclo, é feito o mapeamento de sucessores da Companhia, processo anual de Avaliação de Performance voltado para o desenvolvimento contínuo e destinado aos ocupantes de cargos administrativos e de liderança. O procedimento passa pelas seguintes etapas: autoavaliação, avaliação dos gestores, comitês de calibragem, feedback e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Também foi inserida uma avaliação de competências funcionais para o time das áreas comerciais. Além de alimentar o pipeline da organização, esse processo reforça o protagonismo de cada colaborador em sua carreira e estimula o aprendizado contínuo.
4.127 colaboradores avaliados em 2021
Sucessão
O processo de sucessão para posições de Diretoria mereceu destaque em 2021. Atualmente, 89% do quadro de diretores é composto de pessoas oriundas de aproveitamento interno e, das dez novas posições abertas no último ano para cargos de diretores, 75% foram preenchidas por gerentes que faziam parte do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Klabin. Lançado em 2019, o programa conta com 22 participantes mapeados como potenciais sucessores da Diretoria, conforme resultado do Ciclo de Performance.
Programa Florescer
Foi lançado, em 2021, o Programa Florescer, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de sucessores para posições de coordenação. Destina-se a especialistas, supervisores, engenheiros e analistas das áreas de Produção, Manutenção, Qualidade e afins, com destaque em três frentes: a de negócios, a técnica (com aplicação de projeto) e a comportamental. O programa conta com mentoria de gestores internos. A turma-piloto reuniu 20 participantes, sendo 60% dela constituída de mulheres. Foram mais de 120 horas de capacitação e quatro projetos de melhoria. A segunda turma, iniciada em setembro de 2021, foi finalizada em março de 2022.
Foram realizadas duas turmas, num total de 40 participantes, sendo mais de 50% de mulheres, com índice de mais de 93% de satisfação. Oito projetos de melhoria contínua foram implementados, alinhados à metodologia do Programa Superar, sendo conduzidos por profissionais de diferentes unidades e negócios. Além disso, cinco participantes do programa foram promovidos à posição de coordenação.
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240 promoções e 120 admissões foram efetivadas entre especialistas e ocupantes de cargos de gestão e de supervisão em 2021.
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67% foi o índice de aproveitamento interno para essas posições.
Incentivo de Longo Prazo (ILP)
A Política de Remuneração da Klabin, atualizada periodicamente, fornece as diretrizes sobre o tema, como o alinhamento à estratégia da Companhia e o reconhecimento dos profissionais de alta performance, estimulando a cultura da meritocracia.
Em 2022, o programa de Remuneração Variável de Longo Prazo, também conhecido como Incentivo de Longo Prazo (ILP), foi estendido a todos os colaboradores. Ele contempla o direito do beneficiário de converter parte do seu ILP na aquisição de Units da Klabin; em contrapartida, a Companhia aplica o mesmo montante, dobrando o valor do investimento. Após três anos, o colaborador recebe as ações e escolhe se quer mantê-las ou comercializá-las na Bolsa de Valores.
Com uma intensa campanha de comunicação para gerar conhecimento sobre o tema e treinamentos focados em educação financeira, o programa, que é referência no mercado, obteve 30% de adesão, representando um excelente resultado.
No Painel ASG, ver indicadores GRI 102-8, 102-35, 102-36, 102-38, 102-41, 201-3, 202-1, 202-2, 401-1 e 401-3 e outros relacionados a Engajamento de profissionais.